quarta-feira, abril 30, 2008

Maratona de aluguel

Comprar "O Globo" todos os domingos e ir direto para a sessão de Classificados/Aluguéis. Relacionar o que parece "interessante" e "menos mentiroso" (oquei, aqui eu já tiro quase todos os imóveis que contenham adjetivos como "excelente", "maravilhoso", "inigualável", pois costumam ser uma destas duas coisas: ou são exorbitantemente caros ou é exatamente o contrário do anúncio, numa típica política engana trouxa!).
Depois disso tudo, respirar fundo e começar a ligar pra saber mais detalhes e organizar a agenda de visitas - quando cheguei aqui achei muito estranha essa história de que a imobiliária não marcaria os horários de acordo com as necessidades do visitante, e sim de acordo com o tempo dos corretores e das imobiliárias - mas o por quê eu explico mais adiante. Do outro lado da linha a pessoa não costuma ser das mais educadas. Salve raras excessões, sinto como se estivesse pedindo uma informação na rua quando a pessoa não está nenhum um pouco afim de lhe dar. É de uma grosseria, uma falta de candura, que eu quase peço desculpas por ter ligado e por querer alugar um imóvel! Isso quando você não liga para o proprietário e ele faz perguntas de toda a sua vida pessoal: com quê trabalha, quem vai pagar, quantas pessoas vão morar e se recebe muitas visitas. Só faltam me perguntar a cor da minha calcinha, pois de resto já fui praticamente investigada por tudo!
Mas você deve continuar inabalável, ah deve, porque o pior ainda está por vir durante a semana - ah sim, porque pouquíssimas empresas fazem atendimento aos domingos. Domingo é dia só para agendar minha querida!”. Certo, certo, não precisa repetir, eu já entendi”.
Agora vem a explicação que eu devia logo acima. Ao chegar nos horários determinados, você encara um número considerável de pessoas para ver o mesmo imóvel que você. É tanta procura para a oferta que são divididos “grupos de visita” para subir aos apartamentos. E se o apartamento for bom... aí, pode saber que a concorrência é altíssima, uma guerra de leões. “Você tem fiador? Esse proprietário só com fiador! O primeiro que preencher os dados e levar todos 198717182 documentos pedidos de você e do seu fiador pode se encaminhar a imobiliária que após uma semana veremos se você está apto ou não a alugar esse imóvel!”. Quer desestimulo maior do que esse? Certamente todas as vezes que eu fui as imobiliárias já haviam essas tais fichas a frente da minha. E o engraçado é que, mesmo se elas não forem aprovadas, as imobiliárias não ligam para os outros interessados. Parece que é preferível para essas empresas gastarem dinheiro em anúncios no jornal a ligar para os outros fichados.

Nessa verdadeira maratona já cheguei a fazer colegas de desespero. Essa semana sai na terça feira e, depois de ver um imóvel horroroso no Catete, comecei a conversar com um rapaz que procura um apartamento há três meses. Logo fomos ver outro imóvel na Glória com outro “guri”, esse de Porto Alegre, mais desesperado ainda. Pelo menos sei que não estou sozinha. Em duas horinhas conseguimos pelo menos trocar informações: “esse aqui vale a pena pra você, que procura imóvel x, mas eu não gostei por y”, “você acredita que uma vez perguntaram na cara dura quanto eu recebia? Que absurdo, nem moro lá e quer detalhes da minha situação financeira!”, ou “eu juro que às vezes tenho vontade de dizer que tenho renda com tráfico de drogas, coisa imbecil!”.
Ainda não encontrei o meu quarto/sala na Zona Sul. Não sei, mas cada dia fico mais descrente de encontrar algum que consiga pagar e seja ao menos ajeitado, e eu seja “aceita” – como se tivesse cara de mal pagadora. É provável que novamente os encontre na semana que vem, e eu conheça outras pessoas.

A maratona não vai parar!


p.s: ah sim, caso alguém queira saber, eu me mudei de cidade. Não passaria por essa maratona pura e simplesmente para sair da casa dos meus pais tão queridos. Não mesmo!!!